segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Lagarto é predador do caramujo africano

Eu moro no bairro Jardim Laranja Doce, periferia na cidade de Dourados-MS, perto da reserva ambiental do córrego Laranja Doce, o meu quintal não tem muro.
Por aqui é comum na primavera e no verão recebermos a visita de animais nativos da fauna local, sendo que na nossa região é predominante a fauna e flora do cerrado.
No verão de 2010, meu pai conseguiu fotografar os lagartos comendo caramujo africano, molusco que na época das chuvas de verão vira praga na nossa cidade, porém eu, privilegiada, não sofri com esta praga pois tinha no quintal um predador natural dessa espécie, na verdade era um casal e o filhote que compareciam aqui.
 A imprensa local, e os especialistas do Centro de Controle de Zoonozes orientavam os moradores como combater o molusco que se reproduz rapido demais, é claro que na região central e nos bairros mais povoados não havia a possibilidade dos lagartos se alimentarem de caramujos.
O interessante é que os próprios especialistas diziam não haver predador natural, eu não sou bióloga, mas afirmo com certeza que existe sim o predador (não sei se é natural, pois é um caso atípico). O difícil é ter um lagarto em casa para combater os caramujos... E se o Ibama descobrir...
Durante o período de outono e inverno que o clima fica com a temperatura amena, acredito que os lagartos hibernam (não sei se é bem esse o termo), pois eles desaparecem e retornam somente quando a temperatura volta a subir, em meados da primavera, aqui em Dourados no mês de outubro.
Quando eles retornaram em 2011 o casal já havia desaparecido, e vieram mais dois filhotes. Acredito que os moradores locais os mataram, nós ficamos muito tristes, pois meu pai tratava deles com ovos de galinha, dava na boca!!! Adoravam também comer as amoras que caíam no chão.
Infelizmente as pessoas não sabem da importância de se preservar espécies nativas.
Em breve publico as fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário