GOVERNO DO ESTADO DE
MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO
DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
COORDENADORIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE DOURADOS
E. E. PROFESSOR
CELSO MÜLLER DO AMARAL
Gerenciadora de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos:
Maria Sonia Marques de Oliveira
O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Projeto elaborado como exigência parcial do curso “O Uso da
Tecnologias Audiovisuais em Sala de Aula”, oferecido pelo Núcleo
de Tecnologias Educacionais de Dourados, através do Proinfo,
ministrado pelas professoras Vilma Linz e Lucimeire Garcia.
DOURADOS/MS
JULHO/2012
INTRODUÇÃO
Felizmente, com o bombardeio de informações digitais, os recursos
audiovisuais estão disponíveis em diversas formas, através de
vídeos, simulações, filmes e jogos. Em todas as mídias seja na
televisão, no DVD ou na internet, a acessibilidade aos materias
audiovisuais é possível em qualquer classe social, hoje, no Brasil.
Diante desse cenário, poderia afirmar que, é praticamente
impossível que o professor não planeja pelo menos uma aula
quinzenal que comtemple o uso de recursos midiáticos audiovisuais,
pois tais mídias oferecem a possibilidade de diferenciar a
metodologia aplicada pelo sitema educacional, além de mudar a forma
de avaliar o aprendizado do aluno, não se limitando apenas às
provas com função de exame, simplesmente classificatória.
“O que não pode ocorrer é o
professor ignorar o fato de a tecnologia digital fazer parte do
dia-a-dia do aluno e cobrar do pupilo interesse pelas aulas. Os
recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas
mais instigantes e apreciadas.”
A Tecnologia e a
aula de Aula,
Sabrina Vilarinho.
Este trabalho visa fornecer ao professor sugestões de planejamento,
através do desenvolvimento de projetos utilizando recursos
audiovisuais em sala de aula, bem como capacitá-los quanto ao
funcionamento tecnológico de cada equipamento e divulgar material
didático oferecido pelo MEC, que consta no acervo da escola.
A carga horária do curso de capacitação será de 40 horas,
distribuídas em duas partes: metade será em encontros presenciais e
a outra metade será à distância, onde o professor vai elaborar e
aplicar um projeto em sala de aula.
OBJETIVOS
Geral
- Apresentar aos professores regentes recursos midiáticos audiovisuais para o uso duarante as aulas.
Específicos
- Ligar, montar, desligar e desmontar corretamente todos os equipamentos;
- Conhecer os benefícios dos recursos audiovisuais no contexto educacional;
- Buscar vídeos nos acervos on line da Tv Escola e do Youtube.
- Utilizar os DVDs das coleções da Tv Escola.
- Possibilitar o uso da criação, gravação e edição de vídeos nas aulas.
JUSTIFICATIVA
Este projeto visa o uso dos recursos audiovisuais em sala de aula,
incentivando o professor a planejá-las com intuito de proporcionar
aos seus alunos aulas estimulantes, que desenvolvam a criatividade
deles através da percepção audio visual, e que estes alunos
demonstrem mais interesse pelos conteúdos e temas abordados, ao se
utilizar os recursos midiáticos existentes nas escola.
Dentre os diversos meios de comunicação e disseminação do
conhecimento cientificamente acumulado, o uso do audiovisual
proporciona ao professor, entre outras vantagens, concretizar temas
abstratos através de imagens e simulações; fornecer uma “realidade
paralela”, onde o aluno pode sentir-se como vivenciando uma
história ao assistir um filme. Enfim, reproduz e transmite
conhecimentos, porém proporciona ao aluno refletir sobre sua
realidade também, podendo este desenvolver um pensamento crítico
referente ao tema abordado pelo professor durante a aula.
“... o audiovisual alcança níveis da percepção humana que
outros meios não. E, para o bem ou para o mal, podem se constituir
em fortes elementos de criação e modificação de desejos e de
conhecimentos, superando os conteúdos e os assuntos que os programas
pretendem veicular e que, nas escolas, professores e alunos desejam
receber, perceber e, a partir deles, criar os mecanismos de expansão
de suas próprias idéias.”
Integração das Tecnologias na Educação – Salto
Para o Futuro,
Secretaria de Educação a Distância, p.21. Brasília: Ministério
da Educação, Seed, 2005.
METODOLOGIA
Haverá quatro encontros presenciais com duração de 4 horas cada.
Para cada encontro haverá uma atividade à distância com duração
de 1 hora.
Ao final dos encontros presenciais os professores deverão entregar o
projeto escrito com prazo de três dias úteis, que somará 5 horas,
as orientações e as dúvidas serão tiradas no decorrer do curso.
Terão prazo de aproximadamente vinte dias para executar o projeto em
sala de aula, com carga horária de 13 horas.
Depois de executado o projeto os professores farão um relatório
apresentando os resultados, somando mais 2 horas.
RECURSOS
Materiais:
- Projetor de Multimídias: PC Educacional;
- Data Show;
- Notebook;
- Pen drive;
- Câmera digital;
Humanos:
- Equipe Pedagógica: direção, coordenação, professores e administrativo;
- Professora Gerenciadora;
- Alunos;
CRONOGRAMA
Data
|
Conteúdo
|
Carga Horária
|
08/08/12
|
Montagem de equipamentos
audiovisuais.
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5 horas: 4h presencial e 1h ead.
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15/08/12
|
Uso de recursos audiovisuais no
contexto educacional.
|
5 horas: 4h presencial e 1h ead.
|
22/08/12
|
Busca de vídeos nos sites da Tv
Escola e no You Tube.
|
5 horas: 4h presencial e 1h ead.
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29/08/12
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Gravação e edição de vídeos.
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5 horas: 4h presencial e 1h ead.
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03/09/12
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Entrega do projeto escrito
|
5 horas ead.
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03/09/12 à 26/09/12
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Execução do projeto com os
alunos.
|
13 horas
|
28/09/12
|
Relatório com apresentação e
análise dos resultados.
|
2 horas ead.
|
|
Total
|
40 horas.
|
BIBLIOGRAFIA
Integração das Tecnologias na Educação – Salto Para o
Futuro, Secretaria de Educação
a Distância, p. 21. Brasília: Ministério da Educação, Seed,
2005.
A Tecnologia e a Sala de Aula, Sabrina Vilarinho. Disponível
em:
<http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-tecnologia-sala-aula.htm>.
Acessado em: 31/07/2012.
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