segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Em breve Curso: "O uso de recursos Audiovisuais no Contexto Educacional"


GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

COORDENADORIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE DOURADOS

E. E. PROFESSOR CELSO MÜLLER DO AMARAL
 

Gerenciadora de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos:
Maria Sonia Marques de Oliveira

O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL




Projeto elaborado como exigência parcial do curso “O Uso da Tecnologias Audiovisuais em Sala de Aula”, oferecido pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais de Dourados, através do Proinfo, ministrado pelas professoras Vilma Linz e Lucimeire Garcia.

DOURADOS/MS
JULHO/2012
 

INTRODUÇÃO

Felizmente, com o bombardeio de informações digitais, os recursos audiovisuais estão disponíveis em diversas formas, através de vídeos, simulações, filmes e jogos. Em todas as mídias seja na televisão, no DVD ou na internet, a acessibilidade aos materias audiovisuais é possível em qualquer classe social, hoje, no Brasil.
Diante desse cenário, poderia afirmar que, é praticamente impossível que o professor não planeja pelo menos uma aula quinzenal que comtemple o uso de recursos midiáticos audiovisuais, pois tais mídias oferecem a possibilidade de diferenciar a metodologia aplicada pelo sitema educacional, além de mudar a forma de avaliar o aprendizado do aluno, não se limitando apenas às provas com função de exame, simplesmente classificatória.

O que não pode ocorrer é o professor ignorar o fato de a tecnologia digital fazer parte do dia-a-dia do aluno e cobrar do pupilo interesse pelas aulas. Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas.”
A Tecnologia e a aula de Aula, Sabrina Vilarinho.

Este trabalho visa fornecer ao professor sugestões de planejamento, através do desenvolvimento de projetos utilizando recursos audiovisuais em sala de aula, bem como capacitá-los quanto ao funcionamento tecnológico de cada equipamento e divulgar material didático oferecido pelo MEC, que consta no acervo da escola.
A carga horária do curso de capacitação será de 40 horas, distribuídas em duas partes: metade será em encontros presenciais e a outra metade será à distância, onde o professor vai elaborar e aplicar um projeto em sala de aula.


OBJETIVOS

Geral
  • Apresentar aos professores regentes recursos midiáticos audiovisuais para o uso duarante as aulas.

Específicos
  • Ligar, montar, desligar e desmontar corretamente todos os equipamentos;
  • Conhecer os benefícios dos recursos audiovisuais no contexto educacional;
  • Buscar vídeos nos acervos on line da Tv Escola e do Youtube.
  • Utilizar os DVDs das coleções da Tv Escola.
  • Possibilitar o uso da criação, gravação e edição de vídeos nas aulas.



JUSTIFICATIVA

Este projeto visa o uso dos recursos audiovisuais em sala de aula, incentivando o professor a planejá-las com intuito de proporcionar aos seus alunos aulas estimulantes, que desenvolvam a criatividade deles através da percepção audio visual, e que estes alunos demonstrem mais interesse pelos conteúdos e temas abordados, ao se utilizar os recursos midiáticos existentes nas escola.
Dentre os diversos meios de comunicação e disseminação do conhecimento cientificamente acumulado, o uso do audiovisual proporciona ao professor, entre outras vantagens, concretizar temas abstratos através de imagens e simulações; fornecer uma “realidade paralela”, onde o aluno pode sentir-se como vivenciando uma história ao assistir um filme. Enfim, reproduz e transmite conhecimentos, porém proporciona ao aluno refletir sobre sua realidade também, podendo este desenvolver um pensamento crítico referente ao tema abordado pelo professor durante a aula.
... o audiovisual alcança níveis da percepção humana que outros meios não. E, para o bem ou para o mal, podem se constituir em fortes elementos de criação e modificação de desejos e de conhecimentos, superando os conteúdos e os assuntos que os programas pretendem veicular e que, nas escolas, professores e alunos desejam receber, perceber e, a partir deles, criar os mecanismos de expansão de suas próprias idéias.”
Integração das Tecnologias na Educação – Salto Para o Futuro, Secretaria de Educação a Distância, p.21. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005.





METODOLOGIA

Haverá quatro encontros presenciais com duração de 4 horas cada. Para cada encontro haverá uma atividade à distância com duração de 1 hora.
Ao final dos encontros presenciais os professores deverão entregar o projeto escrito com prazo de três dias úteis, que somará 5 horas, as orientações e as dúvidas serão tiradas no decorrer do curso.
Terão prazo de aproximadamente vinte dias para executar o projeto em sala de aula, com carga horária de 13 horas.
Depois de executado o projeto os professores farão um relatório apresentando os resultados, somando mais 2 horas.


RECURSOS

Materiais:
  • Projetor de Multimídias: PC Educacional;
  • Data Show;
  • Notebook;
  • Pen drive;
  • Câmera digital;

Humanos:
  • Equipe Pedagógica: direção, coordenação, professores e administrativo;
  • Professora Gerenciadora;
  • Alunos;



CRONOGRAMA

Data
Conteúdo
Carga Horária
08/08/12
Montagem de equipamentos audiovisuais.
5 horas: 4h presencial e 1h ead.
15/08/12
Uso de recursos audiovisuais no contexto educacional.
5 horas: 4h presencial e 1h ead.
22/08/12
Busca de vídeos nos sites da Tv Escola e no You Tube.
5 horas: 4h presencial e 1h ead.
29/08/12
Gravação e edição de vídeos.
5 horas: 4h presencial e 1h ead.
03/09/12
Entrega do projeto escrito
5 horas ead.
03/09/12 à 26/09/12
Execução do projeto com os alunos.
13 horas
28/09/12
Relatório com apresentação e análise dos resultados.
2 horas ead.

Total
40 horas.


BIBLIOGRAFIA

Integração das Tecnologias na Educação – Salto Para o Futuro, Secretaria de Educação a Distância, p. 21. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005.


A Tecnologia e a Sala de Aula, Sabrina Vilarinho. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-tecnologia-sala-aula.htm>. Acessado em: 31/07/2012.

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