Os processos interativos,
procuram estabelecer a probabilidade da expressão e da criação por
meios audiovisuais. Os meios audiovisuais deixam de ser apenas uma
ferramenta didática, demandando uma interação continuada que
permite mais do que olhar imagens, mas interpretá-las visando à
criação de novas mensagens e informações.
É especialmente por meio das
imagens e sons passíveis de serem anotados por ferramentas
audiovisuais que se fundamenta a sociedade global. A linguagem
audiovisual torna possível a veiculação de uma enorme variável de
informações, sob os mais diversos contornos e gêneros.
A televisão na escola
significa, não apenas mais um expediente pedagógico, mas também
uma nova opção educativa de colocar essa escola no mundo, abrindo
novos espaços e novas perspectivas ainda não integralmente
explorados. A televisão, no mundo contemporâneo, com suas opções
a cabo, suas antenas parabólicas, traz o mundo para dentro da escola
por meio dos múltiplos programas, mas também introduz a escola em
um novo espaço e nova perspectiva com enfoque global.
Uma das principais
características do mundo contemporâneo consiste no acontecimento de
que diferentes espaços se integram e se interatuam.
A escola, no contexto da
sociedade contemporânea não pode mais ser avaliada como um ambiente
independente, mas sim um lugar dentro de outros espaços,
interagindo-se mutuamente. O grande desafio que se depara é o de
integrar consciente e criticamente toda a comunidade escolar, no
mundo da sociedade globalizada. Torna-se indispensável a
constituição de novas metodologias que permitam a introdução de
professores e educandos no mundo do cultivo de mensagens por meio da
linguagem audiovisual, método que alguns autores chamam de
alfabetização audiovisual.
A comunicação terá que ser de
mão dupla, não somente para garantir a possibilidade da livre
expressão, mas também proporcionar o próprio processo de
construção do diálogo humano. A atração da linguagem audiovisual
é constante, proporcionando ao público uma enxurrada de
informações, que mesmo sem procedimento pedagógico, transforma-se
em formação através da comunicação. Quando introduzimos os
recursos audiovisuais em sala de aula, devemos nos atentar para ao
resgatarmos o componente de estudo podermos oferecer recursos para
interpretá-lo e analisá-lo criticamente, permitindo a compreensão
do procedimento da inclusão da cultura audiovisual. Atraído pela
linguagem audiovisual, o homem perde o seu referencial, adquirindo o
referencial da imagem transmitida, “coisificando- se”. Porisso,
temos que tomar cuidado, zelando para que os educandos adquiram
consciência crítica em relação aos meios de comunicação, para
não ficarem despersonalizados.
Quando o professor constrói
competência e habilidade para trabalhar com recursos tecnológicos,
ao contextualizar suas atividades didáticas, esses procedimentos
serão usados como mais uma ferramenta pedagógica enriquecedora do
texto e do contexto que estão sendo trabalhados. Pois, o
conhecimento do consumo midiático é um instrumento importante para
a educação de uma maneira geral, não só para o entendimento dos
conteúdos escolares, mas para a avaliação, interpretação e o
refinamento do gosto do público escolar. Estamos sugerindo
descobrir, através de atividades metódicas a postura dos educandos
diante do mundo, dos seus princípios e das suas identidades, para
interagirmos com eles nossas e novas idéias. A era da informação é
também a era da educação, plena e unificada.
Os alunos têm que viver a
experiência de descobrir por si mesmos o que está acontecendo, o
que está sendo mostrado e como está sendo mostrado, e também o que
está sendo omitido. Parece-me que a comunicação atualmente está
muito sustentada em todos os meios pela tecnologia de informação. E
isso coloca, à educação, múltiplos temários. Um é a
alfabetização múltipla, pois a linguagem escrita já não basta
com a proliferação de tecnologias, de linguagens e de expressões.
Isso implica alfabetizar os estudantes para que sejam capazes de
elaborar suas próprias comunicações, com suas distintas
linguagens, com distintas lógicas de articulação. (Guillermo
Orozco Gómez)
Referências:
Uma pedagogia para os meios de comunicação, Guillermo Orozco Gómez
Autora:
Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO – Barretos
Disponível
em:
<http://educador.brasilescola.com/gestao-educacional/linguagem.htm>.
Acessado
em: 06/08/2012.