quarta-feira, 24 de novembro de 2010

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Projeto Mato Grosso do Sul

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA FLORIANA LOPES


POTENCIAL ENERGÉTICO DE MATO GROSSO DO SUL


Professora: Maria Sonia Marques de Oliveira.

Disciplina: Física - 3º ano B – Noturno

Dourados – MS, Outubro/2010

APRESENTAÇÃO

Diante da tendência mundial de preservação, conservação e desenvolvimento sustentável do planeta Terra, existe a possibilidade de pesquisa e atuação dos estudantes para o caminho da conscientização de futuras gerações, através da educação ambiental.

A Física, como uma ciência responsável pelo estudo dos fenômenos naturais, vem através deste cogitando a possibilidade de contribuir com o meio ambiente propondo formas de energias renováveis tais como energia solar, energia eólica, energia da biomassa: biodigestor, biocombustível. Estas três fontes de energia estão primeiramente citadas, devido a sua importância e relevância, diante da preservação e aproveitamento total das matérias primas da fonte geradora sem prejudicar o meio natural. Porém existem muitas outras formas de geração de energia elétrica, mas que de alguma forma vem a contribuir com a poluição, devastação e contaminação do meio ambiente.

É de extrema importância que os alunos desenvolvam uma consciência voltada para o desenvolvimento sustentável de forma que a humanidade possa viver bem, ter conforto sem destruir os bens naturais que nosso planeta generosamente nos oferece. Pensando nisso, este projeto visa despertar essa consciência na sociedade através do teatro.

JUSTIFICATIVA

Este estudo possibilita aos alunos compreender a necessidade que o homem tem de repensar nas formas de explorar os meios naturais e até mesmo conhecer novos estudos entorno do desenvolvimento sustentável, podendo assim comparar as formas de geração de energia existentes com as novas fontes de energia, sendo então capaz de identificar a melhor forma de aproveitar o potencial energético do estado de Mato Grosso do Sul.

CONTEÚDO

Geradores Elétricos.

OBJETIVOS

Geral:

Descobrir o potencial energético do Estado de Mato Grosso do Sul.

Específicos:

v->Identificar as fontes de energias renováveis;

v ->Compreender as formas de produção de energias a partir de recursos renováveis;

v ->Conhecer as formas de desenvolvimento sustentável do nosso estado (MS);

v ->Reconhecer que o homem pode usufruir dos bens naturais sem prejudicar o meio ambiente;

v ->Comparar os diferentes meios de produção de energia destacando as vantagens e desvantagens de cada um.

METODOLOGIA

v ->Pesquisa de artigos, reportagens e notícias sobre o tema energias renováveis;

v ->Apresentação de seminários sobre as fontes de geração de energia elétrica;

v->Criação de uma peça de teatro para ser apresentado na forma de tele-jornal;

v->Montagem de um cenário para a apresentação;

v ->Filmagem da apresentação do tele-jornal;

v ->Edição das imagens para montar o tele-jornal;

v ->Apresentação do vídeo na escola, para a comunidade.

RECURSOS

Humanos: Alunos e professora.

Materiais: materiais de uso comum (lápis, borracha, caneta, papel sulfite, impressora), computador, internet, câmera filmadora, notebook, vestuário para o teatro e cenário.

AVALIAÇÃO

v ->Apresentação de seminário após levantamento bibliográfico referente ao tema nota individual. (2,5 pontos)

v ->Criação da peça teatral, montagem do cenário, filmagem da apresentação e apresentação da peça nota por grupo. (5,0 pontos)

v ->Participação durante o processo e realização das atividades propostas individualmente. (2,5 pontos)

BIBLIOGRAFIA

Disponível em: <http://www.wellnessclub.com.br/website/colunas_ler.php?canal=10&canallocal=72&canalsub2=236&id=120> Acessado em: 15/09/2010.

Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br/vida/meio-ambiente/geracao-de-energia-os-pros-e-os-contras-de-cada-recurso/ 15/09/2010

Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_geotermica.htm.> Acessado em: 27/09/2010.

Disponível em: <http://janainaejose.pbworks.com/GRUPO-ENERGIA> Acessado em: 29/09/2010.


Divulgação do Projeto no Dourados News.

Energias

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Trabalho de Física 2º ano - Dom Aquino Corrêa


Atividades sobre Ondas

1 – Nas últimas décadas, o cinema têm produzido inúmeros filmes de ficção científica com cenas de guerras espaciais, como Guerra nas Estrelas. Com exceção de 2001, Uma Odisséia no Espaço, essas cenas apresentam explosões com estrondos impressionantes, além de efeitos luminosos espetaculares, tudo isso no espaço interplanetário.

a) Comparando Guerra nas Estrelas, que apresenta efeitos sonoros de explosão, com 2001, uma odisséia no Espaço, que não os apresenta, qual deles está de acordo com as leis da Física? Explique sua resposta.

b) E quanto aos efeitos luminosos apresentados por ambos, estão de acordo com as leis Físicas? Justifique.

2 - A figura abaixo representa uma onda periódica propagando-se na água (a onda está representada de perfil). A velocidade de propagação desta onda é de 40 m/s, e cada quadradinho possui 1 m de lado.

Determine:

a) O comprimento de onda (lambda) desta onda.

b) A amplitude (A) desta onda.

c) A freqüência (f) da onda.

d) O período (T) de oscilação do barquinho sobre a onda.

3 - Explique a diferença entre a uma onda transversal e uma onda longitudinal.

4 - Qual é a relação matemática existente entre a velocidade de uma onda, sua freqüência e seu comprimento de onda?

5 - Qual é a única coisa que uma onda pode transportar?

6 - Ondas mecânicas podem ser do tipo transversal, longitudinal, ou mistas. Numa onda transversal, as partículas do meio.

a) não se movem.

b) movem-se numa direção perpendicular à direção de propagação da onda.

c) movem-se numa direção paralela à direção de propagação da onda.

d) realizam movimento retilíneo uniforme.

e) n.d.a

7 - Considere uma pessoa batendo periodicamente em um ponto da superfície de um líquido. Uma onda passa a se propagar nessa superfície. Portanto podemos afirmar que:

I- A velocidade de propagação (v) da onda na superfície de um líquido depende do meio. Assim, em líquidos diferentes (água, óleo etc.) teremos velocidades de propagação diferentes.

II- A distância entre duas cristas sucessivas é o comprimento de onda l .

III- A freqüência (f) da onda é igual à freqüência da fonte que deu origem à onda.

IV- As grandezas v, f e l estão relacionadas pela equação l = v/f e, portanto, como v é constante para um dado meio, quanto maior for f, menor será o valor de l neste meio.

Assinale a alternativa correta:

a) apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.

b) apenas as afirmativas I, e III são corretas.

c) apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.

d) apenas as afirmativas II e IV são corretas.

e) se todas as afirmativas forem corretas.

8 - Um rapaz e uma garota estão em bordas opostas de uma lagoa de águas tranqüilas. O rapaz, querendo comunicar-se com a garota, coloca dentro de um frasco plástico um bilhete e, arrolhando o frasco, coloca-o na água e lhe dá uma pequena velocidade inicial. A seguir, o rapaz pratica movimentos periódicos sobre a água, produzindo ondas que se propagam, pretendendo com isso aumentar a velocidade do frasco em direção à garota. Com relação a esse fato podemos afirmar:

a) Se o rapaz produzir ondas de grande amplitude, a garrafa chega à outra margem mais rapidamente.

b) O tempo que a garrafa gasta para atravessar o lago dependerá de seu peso.

c) Quanto maior a freqüência das ondas, menor será o tempo de percurso até a outra margem.

d) A velocidade da garrafa não varia, porque o que se transporta é a perturbação e não o meio.

e) Quanto menor o comprimento de onda, maior será o aumento na velocidade da garrafa.

9 - Uma onda desloca-se na superfície de um lago com velocidade de 0,3 m/s. Sabendo que o comprimento de onda é 0,6 m, determine quantas vezes por segundo um pedaço de madeira que flutua neste lago vai realizar um movimento de "sobe-desce". Isso corresponde a perguntar qual é a freqüência deste movimento oscilatório, em hertz.

10 - Quando uma gota de chuva cai sobre uma poça d'água, forma-se um pulso que se propaga por sua superfície. Esse pulso é transversal ou longitudinal?

11 - De modo bem simplificado, podemos dizer que, ao emitir um som (bater uma palma, por exemplo), você altera a pressão sobre as moléculas de ar próximas, que passam a se mover para frente e para trás em torno da posição de equilíbrio. Neste vaivém elas atingem outras moléculas de ar que estão próximas a elas e esta perturbação da pressão vai então se deslocando. Este pulso é transversal ou longitudinal?

12 - Um pulso produzido na superfície da água propaga-se mantendo a forma circular. Coloque falso (F) ou verdadeiro (V) nas afirmativas abaixo.

( ) O pulso é transversal.

( ) O pulso é bidimensional.

( ) A velocidade de propagação do pulso é a mesma em todas as direções da superfície da água.

13 - A velocidade do som na água, em comparação com sua velocidade no ar, é:

a) maior.

b) menor.

c) igual.

d) diferente,mas não é possível dizer se é maior ou menor.

e) maior ou menor, dependendo da freqüência do som que se propaga.

14 - Uma onda tem freqüência de 10Hz e se propaga com velocidade de 400m/s. Qual o seu comprimento de onda?

15 - Quando uma corda de violão é colocada em vibração, gera no ar em sua volta uma onda sonora que caminha com velocidade média de 340 m/s. Se uma corda vibrar com freqüência de 510 Hz, qual será o comprimento da onda sonora que se propagará no ar?

16 - O eco de um grito é ouvido por uma pessoa 5 s após ela ter gritado. A velocidade do som no ar é de aproximadamente 330 m/s. Calcule a distância que se encontra da pessoa a superfície onde o som foi refletido.

17 - O som mais agudo é som de:

a) maior intensidade.

b) menor intensidade.

c) maior freqüência.

d) menor freqüência.

e) maior velocidade de propagação.

18 - Coloque falso (F) ou verdadeiro (V):

( ) Tanto o som quanto a luz são ondas transversais.

( ) Tanto o som quanto a luz podem se propagar no vácuo.

( ) Tanto a velocidade do som quanto a da luz dependem do meio de propagação.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O computador vai substituir o professor?

É uma maravilha saber que o computador pode fazer toda a parte burocrática que é transformar nossa aula expositiva e massante em aulas interativas de multimídia e hipertextos. Eu não havia pensado dessa forma, porém utilizo muito as novas tecnologias em minhas aulas.
Acredito que mesmo com todas essas alternativas para melhorar a metodologia de ensino e a forma de ver o aluno, ou seja, passar a aprender com o aluno, o professor ainda precisa ser visto como uma autoridade dentro da sala e ser respeitado (lembrando que uma autoridade e não autoritário), apesar de que o professor não é dono da verdade absoluta e é um ser humano normal com seus erros e defeitos; é essa a ideia que devemos passar durante o processo de ensino-aprendizagem, termos em mente que ambas partes aprendem um com o outro, mas sempre prevalecendo a autoridade e o controle da sala pelo professor, é claro.
O computador jamais substituirá o professor como ser pensante, crítico, atuante e formador de opiniões. Ele vem a ser apenas uma nova mídia tecnológica que veio pra arrasar com a mesmice da sala de aula, há quem diga que se um professor do século XIX viesse visitar uma sala de aula hoje ele se sentiria em casa, pois não mudou nada ao longo de dois séculos.
E hoje com uma aula na sala de tecnologias educacionais? Será que um professor do século XIX se sentiria em casa? E aí mudou alguma coisa pra você?